Cerest e INSS promovem evento sobre Ler & Dort
Na próxima segunda-feira, 7 de junho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Macro Sul, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária da gerência executiva de Pelotas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promovem evento que tratará dos desafios e perspectivas da proteção à saúde do trabalhador, formas de prevenção e direitos previdenciários. As palestras estarão focadas, sobretudo, nas Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (Dort). O evento ocorre das 9 às 17h, no auditório central Dom Antônio Zattera, Campus I da UCPel, com entrada franca e inscrições no local.
“Nosso público alvo são cabeleireiros e profissionais do ramo de estética e beleza, tais como esteticistas, manicures e massagistas, um seguimento profissional mais fragilizado pela proteção social”, comentou a médica do trabalho do Cerest, Ângela Fehlberg. Ela enfatiza a importância de que participem do encontro profissionais de Psicologia, Fisioterapia e Educação Física, entre outros, para que conheçam com mais profundidade os diversos temas relacionados a estas doenças consideradas “invisíveis” e que causam sofrimento mental.
Ler e Dort são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais. Diferentemente do que ocorre com enfermidades não ocupacionais, aquelas relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas, a fim de garantir a saúde e os direitos do trabalhador.
Nas palestras, serão tratados os seguintes temas:
Cerest – Política de Saúde do Trabalhador – Prevenção
INSS – Saúde do Trabalhador; Ler/Dort – Perícia médica e reabilitação profissional
UCPel/ Fisioterapia – Ler/Dort
A saúde mental dos trabalhadores com Ler/Dort
INSS – Direitos e deveres do segurado (contribuições e benefícios)
Sebrae – Formalização de uma empresa e o empreendedor individual.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pep.pelotas@previdencia.gov.br e pelo telefone 3321-5134.
Data: 02/06
Hora: 16:49
Redator: Joice Lima MTB 025029
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Dia Mundial do meio ambiente - Dia 05 de Junho
Fonte: http://www.mundodastribos.com/dia-mundial-do-meio-ambiente-semana-ambiental.html
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são:
Mostrar o lado humano das questões ambientais;
Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Este Ano o tema do Dia Mundial é: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele mostra que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
Este ano o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.
Assinar:
Postagens (Atom)